terça-feira, 25 de janeiro de 2011

De que lado você está ?


Infidelidade , deslealdade. Duas palavras capazes de arrepiar até as mulheres mais duronas , seguras de si , e os homens mais vaidosos. Não à toa ! Quando a gente fala em casamento , impossível não pensar em casal , em dois. Vida a dois , planos a dois , preocupações a dois e ponto finalTerceiros não são bem-vindos , nem mentiras e omissões. É aí que as coisas se complicam porque se considerarmos que lealdade e fidelidade não têm o mesmo significado , existe , de fato , uma linha muito tênue entre um e outro. Há quem diga que são a mesma coisa. O debate está aberto! De que lado você está?


Lealdade e fidelidade são a mesma coisa?
Acho que não. Penso que lealdade é um sentimento maior , individual , independente do outro. Um sentimento meu , pra mim , por mim. Fidelidade é coisa externa , de mim para o outro. Alguém pode ser infiel , mas leal , assim como também pode ser completamente desleal , sem nunca ter sido infiel.

Lealdade é ter franqueza , sinceridade ; enquanto fidelidade é a exatidão em cumprir suas obrigações , em executar suas promessas: jurar fidelidade.
Qualquer relacionamento , seja amoroso ou de amizade , existe com base em pactos de confiança. Romper esse pacto , inevitalmente resulta em traição. Uma pessoa comprometida com outra , quando se envolve com uma terceira , por exemplo , está sendo infiel. Comete uma traição sexual , 



mas não necessariamente é desleal , já que tem a possibilidade de colocar as cartas na mesa e levar adiante o relacionamento , dependendo do acordo que se obtenha entre ambos. Pode , inclusive , nem tomar atitude alguma, mas continuará sendo leal se houver respeito , se as bases do relacionamento são mantidas dentro do compromisso assumido.

Por outro lado , um parceiro que jamais se envolveu com uma terceira pessoa , mas mente sobre diversas coisas e esconde outras tantas (tipo conta bancária , por exemplo) , é desleal e comete uma traição moral. Essa sim é triste e muitas vezes imperdoável , na minha opinião. Porque entre pessoas que se querem bem , sejam parceiros amorosos ou amigos simplesmente , é fundamental haver companheirismo e honestidade.

Fidelidade , lealdade... O importante , acima de tudo , é que prevaleçam sempre a verdade e o respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário